O que é o Moodle e qual a sua aplicação!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O que é o Moodle e qual a sua aplicação!

MOODLE é o acrónimo de “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo “to moodle” descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.

O programa é disponibilizado livremente na forma de software livre (sob a licença de software livre GNU Public License) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL,Oracle, Access, Interbase ou qualquer outra acessível via ODBC.

É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e usuários de todo o mundo. Evolui constantemente adequando-se às necessidades dos seus utilizadores.

Constitui-se num software intuitivo e fácil de utilizar, que tanto pode dar origem a uma página de um único professor/formador, como à página de uma Universidade, com dezenas de milhares de alunos/utilizadores.

Os seus requisitos técnicos são:

  • Servidor – Servidor Web com suporte PHP (ex.: Apache, IIS);
  • Cliente – Browser e software específico para visualização dos recursos (formatos “pdf”, “doc”, etc.)

Fonte: Moodle – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Moodle é a maior plataforma livre de apoia à aprendizagem. O programa permite a criação de cursos “on-line“, páginas de disciplinas, grupos de trabalho, comunidades de aprendizagem, e muito mais.

É uma plataforma extremamente robusta e complexa, apesar de ter o código livre. Em termos de EAD (ensino a Distância) praticamente não há limites dentro do Moodle. O mesmo ainda conta com vários plugins livres ou não, produzidos por toda comunidade mundial e que são disponibilizados para todos. Hoje em dia já bem mais difundido e integrando-se facilmente com outras plataformas importantes como o WordPress e Woocommerce entre outras.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *